domingo, 23 de maio de 2010

SISTEMA DE GRADUAÇÃO ABADÁ CAPOEIRA

GRADUAÇÃO

O sistema de graduação da ABADÁ-CAPOEIRA tem como referência a natureza.
Cada cor predominante representa um elemento da natureza, com características
distintas, assim cada corda relaciona-se com um elemento da natureza e recebe no
seu uso a importância simbólica dos reino vegetal, animal e mineral.


Iniciante - CordaCrua - A cor simboliza o ingresso no universo da Capoeira. A corda de todo iniciante.

Iniciante - Cordacrua-amarela- A primeira transformação.

Iniciante -Corda amarela,"O OURO" -Significa a valorização do aprendizado que será desenvolvido a partir desta graduação.


Aluno - Corda amarela-laranja - Transformação.

Aluno - Corda laranja,"O SOL" - Significa o despertar para a consciência do aprendizado.



Aluno - Corda laranja-azul - Transformação.

Graduado - Corda azul,"O MAR" - Significa a consciência da imensidão do caminho a percorrer.


Graduado - Corda azul-verde - Transformação.

Graduado -Corda verde, "A FLORESTA" - Significa o pulmão do mundo. É nessa graduação que se concentra toda a força do trabalho. É a solidificação do aprendizado. É desta graduação que sairá a continuação e o alicerce da ABADÁ-CAPOEIRA.

Graduado - Corda verde-roxa - Transformação.

Instrutor - Corda roxa, "A AMETISTA" - É a reflexão da continuidade da capoeira. É nesta graduação que o capoeirista procura superar a dor física, psicológica e espiritual na busca dos conhecimentos da capoeira e na defesa dos ideais da ABADÁ-CAPOEIRA.

Instrutor - Corda roxa-marrom. - Transformação.

Formado - Corda marrom, "O CAMALEÃO" - É a cor que caracteriza o estilo. O camaleão. É desta graduação que sairão os futuros Mestrandos, Mestres e Grão-Mestre da ABADÁ-CAPOEIRA.

Formado - Corda marrom-vermelha - Transformação.

Mestrando - Corda-vermelha, "O RUBI" - É a pedra que simboliza a justiça. É a fase que o capoeirista adquire a consciência da responsabilidade que tem para com a capoeira, procurando conduzir o seu trabalho e suas decisões com justiça.

Mestre - Corda-vermelha-branca - Transformação. É nesta graduação que o capoeirista procura desenvolver todo o seu potencial, no sentido de congregar e manter os ideais da ABADÁ-CAPOEIRA, já que está numa fase de transformação, ou seja, se preparando para assumir a graduação máxima dentro do sistema de graduação da ABADÁ-CAPOEIRA. Para isto, é preciso, decidir com acerto, precisão, honestidade, lealdade e acima de tudo com sabedoria e imparcialidade.

Grão - Mestre -Corda branca, "ODIAMANTE" - É o mineral que reflete todas as cores. É o mais duro e resistente minério. É dele que todo o sistema da ABADÁ-CAPOEIRA se sustenta para a preservação de seus ideais. É no Branco que todas as cores se reúnem. É através da sabedoria, paciência, humildade, lealdade e firmeza de propósito, que irá manter a sua filosofia, tradição e fundamentos. Só haverá um Grão-Mestre na ABADÁ-CAPOEIRA. Todos estes atributos estarão concentrados numa única pessoa, que terá a responsabilidade maior de conduzir os destinos da ABADÁ-CAPOEIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário